Secador - A ferramenta fundamental

cabeleireiros
O secador é uma das ferramentas mais
importantes no cuidado do cabelo
Hoje em dia temos uma variedade muito grande de tipos de secador para cabelos cada um oferece um benefício diferente. Foi-se o tempo em que o secador era apenas um aparelho que emitia ar quente e tinha no máximo uma variação de velocidade e potência.
Como temos tatas opções fica difícil escolher o que vai melhor se adaptar as nossas necessidades, então ao “abc” dos secadores:

Turmalina: é um mineral que quando aquecido emite íons negativos e por isso tem o mesmo efeito de um secador com íons negativos. Ela sela a cutícula do fio e deixa o cabelo muito mais brilhante e com pouco frizz.

Infravermelho: parece coisa de filme de ficção científica, mas nada mais é do que uma radiação de calor que tem o poder de secar os fios de dentro para fora e por isso evita o ressecamento do cabelo. O secador com infravermelho vai proteger a saúde e a beleza das madeixas, deixando-as macias.

Íon Negativo: lembra-se das aulas de química? Pois elas serão muito úteis para entender o poder dos íons negativos. O íon negativo é um átomo que perdeu mais elétrons do que ganhou. De acordo com Nilton Santos, engenheiro responsável da Taiff, em um secador a grande quantidade de íons negativos neutraliza a eletricidade estática e fecha as cutículas dos fios, proporcionando mais brilho.

Íon Positivo: ao contrário do negativo, este tipo ganhou muito mais elétrons do que perdeu e por isso tem o efeito contrário do íon negativo, ou seja, ele abre as cutículas do cabelo e é muito propício para uso conjunto com tratamentos em que a química precisa penetrar no fio, como tinturas e hidratações. Então, se a cliente acabou de hidratar o cabelo, prefira um secador com íons positivos para fazer o brushing.

Antibactericida: como o próprio nome já diz, o secador antibactericida elimina as bactérias e fungos que possivelmente estejam nos fios e no ar. Essa ação é obtida através da nanotecnologia, que é o desenvolvimento de estruturas de novos materiais a partir dos átomos e moléculas. Esses novos materiais desenvolvidos pela nanotecnologia possuem propriedades que garantem o melhor desempenho de produtos aplicados. No caso dos secadores antibactericidas, a nanotecnologia combinada ao titânio é capaz de eliminar as bactérias e fungos. Essa tecnologia proporciona um jato de ar mais puro, secando com mais higiene e deixando os cabelos mais saudáveis.

Jato quente: esse é um item que todo secador tem de ter, é indispensável mesmo! E é controlado pela potência e é bom não exagerar no ar quente porque ele pode ferir o couro cabeludo da sua cliente, e se o secador não tiver outras tecnologias, os fios vão ficar mais ressecados pelo calor excessivo. Usado com moderação, sem encostar no cabelo, o jato quente é responsável por moldar os fios em combinação com uma escova, por exemplo. Ele deixa os cabelos maleáveis.

Jato frio: ele não é indispensável, mas faz muita diferença na hora de finalizar uma escova. Em geral, o jato frio é usado para terminar a escova porque deixa um acabamento mais natural e o cabelo mais solto. O jato frio também pode socorrer o profissional quando ele quer abaixar uma franja que ficou muito em pé e sem caimento. Uma borrifada com jato de ar frio vai fazê-la voltar para o lugar.